O corpo fala
O conceito da estrutura provocou o surgimento do conceito de Gestalt. Com o estruturalismo ocorreu uma preocupação com as “estruturas”, em prejuízo da função o de outros modos de compreender a realidade.
O advento das organizações
As organizações não são recentes. Existem desde os faraós e os imperadores da antiga China.
A igreja elaborou a sua organização ao longo dos séculos, e os exércitos desde a antiguidade desenvolveram formas de organização.
Tipologia das organizações
Não existem duas organizações iguais. Elas são diferentes entre si e apresentam enorme variabilidade. Contudo existem características que permitem classificá-las em classes ou tipos.
Tipologia de Etzioni
Para Etizioni, as organizações possuem as características:
• Divisão do trabalho e atribuição de poder e responsabilidade, de acordo com um plano internacional para a realização de objetivos específicos;
• Centros de poder- Controlam os esforços combinados da organização e os dirigem para os seus objetivos;
• Substituição do pessoal - As pessoas são admitidas, promovidas, demitidas ou substituídas por outras.
Para Blau e Scott
Baseia-se no beneficiário principal, quem se beneficia com a organização. Os benefícios para a parte principal são a essência da existência da organização. A tipologia mostra quatro tipos de participantes que se beneficiam:
1. Os próprios membros da organização;
2. Os proprietários, dirigentes ou acionistas da organização;
3. Os clientes da organização;
4. O público em geral.
A tipologia de Blau e Scott baseada no “cui Bono” (um motivo escondido/quem se beneficia) enfatiza a influência do beneficiário sobre a organização a ponto de condicionar sua estrutura e seus objetivos. Em resumo, a tentativa de conciliação e integração dos conceitos clássicos e humanísticos, a visão crítica do modelo burocrático, a ampliação da abordagem das organizações envolvendo o contexto ambiental e relações inter organizacionais (variáveis