O coração
A função de circulação é realizada pelo sistema cardiovascular, dividido em dois distritos: o sanguíneo e o linfático.
No distrito sanguíneo (ou sistema vascular sanguíneo) encontra-se o coração, que é o órgão central da circulação. O coração é um órgão muscular que impulsiona o sangue para vasos denominados artérias. Estas se ramificam em vasos cada vez mais finos, as arteríolas, e depois em capilares que conduzem o sangue entre as células dos tecidos. Os capilares reúnem-se em vasos cada vez mais calibrosos, as veias, vasos que chegam ao coração. As artérias apresentam musculaturas lisa muito desenvolvida, capaz de suportar a pressão exercida pelo sangue que sai do coração. Já nas veias a musculatura lisa é menos desenvolvida, sendo fundamental a participação da musculatura esquelética na condução do sangue. Nas veias há válvulas que impedem o refluxo do sangue.
Coração
O coração humano tem quatro câmaras distintas, dois átrios e dois ventrículos, e nele não há mistura de sangue arterial com o venoso. Entre o átrio direito e o ventrículo direito encontra-se a válvula tricúspide (ou valva atrioventricular direita), e entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo há a válvula mitral (ou valva atrioventricular esquerda). Essas válvulas impedem que o sangue impulsionado com força e pressão pelos ventrículos para as artérias retorne para os átrios. Na abertura da artéria pulmonar no ventrículo direito há a valva pulmonar, e na abertura da aorta no ventrículo esquerdo encontra-se a valva aórtica. Elas impedem o retorno do sangue aos ventrículos.
O sangue chega venoso ao at4rio direito do coração pelas veias cavas, passa o ventrículo direito e é conduzido para a artéria pulmonar. Esta conduz o sangue venoso para os pulmões, omde sera oxigenado. O sangue, agora arterial. Retorna para o