depressão pós parto
EDUCAÇÃO E LETRAS - FACEL
FRANCISCO CARLOS DA SILVA LINS
RELATÓRIO DE PESQUISA: DEPRESSÃO PÓS-PARTO
DURANTE A GESTAÇÃO
CURITIBA-PARANÁ
2011
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar quais informações as mulheres obtiveram sobre depressão pós-parto durante sua gestação, e se essas informações foram úteis quando passaram pelo puerpério. Para isso, foram entrevistadas 10 mulheres escolhidas aleatoriamente com idade de 16 a 35 anos que passaram pelo período gestacional durante o ano de 2010. Destaca-se ainda, no presente estudo, que a depressão pós-parto são crises depressivas que se seguem ao parto, diagnosticadas a partir da presença de sintomas. Além disso, percebe-se que a orientação do transtorno de depressão pós-parto pode contribuir para redução do problema em questão. Para avaliar as informações das gestantes sobre a depressão pós-parto, utilizou-se um questionário com 14 perguntas sendo 13 perguntas abertas e 1 fechada. O questionário aplicado revelou que 100% das mulheres não receberam orientação no pré-natal. Isso mostra que há uma grande necessidade de atuação profissional no repasse de informações para as mulheres sobre como prevenir a depressão pós-parto. Acredita-se que, desta maneira, elas ficariam mais atentas a qualquer sintoma, favorecendo o diagnóstico precoce.
Palavras-chave: Informação, depressão pós-parto, gestação.
1. INTRODUÇÃO
Propõe-se, no presente trabalho, fazer um levantamento de dados para perceber qual o nível de informações que as mulheres, que supostamente que passaram por transtornos depressivos, têm a respeito da depressão pós-parto, bem como, entender se o acesso a essas informações contribuem para a busca de ajuda profissional.
Sabe-se, no entanto, segundo Bock (1999), que o desenvolvimento humano é determinado pelas interações de vários fatores, sejam elas de ordem social, afetivo- emocional ou cultural. Deste