Terapia antimicrobiana em bovinos
Medicina Veterinária
TERAPIA ANTIMICROBIANA EM BOVINOS
PÉROLA DA SILVA FREITAS VALVASSORI
Umuarama/PR
Abril/2014
TERAPIA ANTIMICROBIANA EM BOVINOS
PÉROLA DA SILVA FREITAS VALVASSORI
Trabalho da disciplina CLÍNICA DE GRANDES ANIMAIS apresentado à Universidade Paranaense como requisito parcial para a obtenção de nota sob a orientação do Professor LUIZ RÔMULO ALBERTON
Umuarama/PR
Abril/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade realizar uma breve abordagem sobre o tema Terapia antimicrobiana em bovinos, um assunto de suma importância para o clínico de grandes animais, sobretudo em nossa região, que conta com um expressivo rebanho bovino.
1 SOBRE O USO DE ANTIBIÓTICOS E AS ABORDAGENS TERAPÊUTICAS
Os antibióticos são importantes ferramentas para os médicos veterinários protegerem a saúde e o bem-estar dos animais de produção. Por mais de 50 anos os antimicrobianos têm sido usados no tratamento dos animais, para prevenir e controlar as infecções bacterianas. Também têm sido usados com sucesso para melhorar o ganho de peso e conversão alimentar dos animais. De uma forma geral, os antibióticos são parte importante do manejo que garante a saúde e o bem-estar dos animais.
Atualmente existem quatro abordagens terapêuticas para o uso de antimicrobianos em animais de produção que tem suas diferenças relacionadas aos seus objetivos de uso, dose e duração do tratamento:
a) Promotor/Aditivo de crescimento: melhora o crescimento e a conversão alimentar;
b) Profilático: prevenir de forma individual ou grupal antes da doença ocorrer;
c) Metafilático: prevenir na forma de tratamento grupal assim que a doença ocorrer;
d)