Algo
ARCADISMO
PORTUGAL-BRASIL
Nome: Leonardo Souza
Nº: 19
2 ano A
Ribeirão preto-SP
Introdução
O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, foi contrário ao excesso de traços do Barroco, era caracterizado pela busca de restauração dos ideais de sobriedade e equilíbrio da antiguidade clássica.
Foi contemporânea do Iluminismo, uma corrente de pensamento racionalista divulgada pela Europa no século XVIII e que atingiu o ápice com a Revolução Francesa. O nome "Arcádia" foi inspirado na região lendária da Grécia que representou o ideal de equilíbrio entre homem e natureza, por isso o Arcadismo tem como tema em destaque o bucolismo, onde a natureza é considerada como refúgio da verdade e da beleza.
Contexto histórico-social
O século XVIII, também referido como “Século das Luzes”, representa uma fase de importantes transformações no campo da cultura europeia. Na Inglaterra e na França forma-se uma burguesia que passa a dominar economicamente o Estado, através de um intenso comércio ultramarino e da multiplicação de estabelecimentos bancários, assenhoreando-se mesmo de uma parte da atividade agrícola. Paralelamente, a antiga Nobreza arruína-se, e o Clero, com as suas intermináveis polêmicas, traz o descrédito às questões teológicas. Em toda a Europa a influência do pensamento Iluminista burguês se alastra.
Esse período de renovação cultural que se caracteriza, em linhas gerais, pela valorização da Ciência e do espírito racionalista. O método experimental desenvolve-se; a análise crítica dos valores sociais e religiosos aguça-se, provocando polêmicas; há uma grande confiança na capacidade do homem em promover o progresso social (crença em que o bem-estar coletivo só pode advir da razão), e a tendência de libertar o universo cultural da influência da religião acentua-se cada vez mais.
Na França, em 1751, começam a ser publicados os volumes da Enciclopédia, que