O Coração
Constituição
O coração é a principal parte integrante do sistema circulatório e está localizado dentro do gradil costal, estando desta forma protegido do meio externo pelas costelas.
A parte musculosa do coração tem o nome de miocárdio ou músculo cardíaco. O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo. Na metade direita do coração só circula sangue venoso, no esquerdo sangue arterial. A circulação do sangue nestas quatro cavidades está controlada pelas valvas. As valvas também servem de meio de comunicação entre as aurículas e os ventrículos. A parte direita do coração está separada da parte esquerda por um septo. O pericárdio é a membrana que reveste todo o coração. O endocárdio é a membrana que reveste o interior do coração.
Funcionamento
O coração está constantemente a contrair e a relaxar, para bombear todo o sangue do nosso corpo. É uma bomba hidráulica, em que os tubos de saída são as artérias e os tubos de entrada as veias; o líquido que anda a circular é o sangue. Seu sincronismo atua como se fossem duas bombas trabalhando simultaneamente. Uma das bombas engloba a aurícula e o ventrículo direitos e a outra a aurícula e o ventrículo esquerdos. A função da aurícula e do ventrículo direitos é arrastar o sangue para os pulmões, onde se liberta o dióxido de carbono e se fornece de oxigênio. Por outro lado, a aurícula e o ventrículo esquerdos têm o trabalho de arrastar o sangue enriquecido de oxigênio para todas as partes do corpo.