O conto
Todas as demais características decorrem dessa originária: rejeitando as digressões e as extrapolações, o conto flui para um único objetivo, um único efeito. Massaud Moisés. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1974.
Principais tipos de narrador Narrador de um texto ficcional não é o autor. É uma voz imaginária, escolhida pelo autor de acordo com o tipo de história a ser elaborado.
Grosso modo, podemos distinguir três tipos de narrador, isto é, três tipos de foco narrativo: narrador-personagem, narrador-observador e narrador-onisciente. Chama-se foco narrativo o estudo das posições do narrador perante a história, o ângulo de visão por meio do qual ele narra.
Foco narrativo em 1ª pessoa
Narrador-personagem
O narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual ele participa também como personagem. Assim, mantém uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. A maneira de contar do narrador-personagem é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais. Por um lado, essa proximidade com o mundo narrado revela dimensões que um narrador de fora não poderia conhecer; por outro lado, essa proximidade faz com que a narrativa seja profundamente parcial, impregnada pelo ponto de vista do narrador.
Foco narrativo em 3ª pessoa