O conhecimento
O conhecimento pode ser definido como a relação entre um sujeito e um objeto. A relação entre sujeito e objeto é uma correlação, o que significa que o objeto do conhecimento existe em função de um sujeito e que o sujeito do conhecimento só tem sentido em função de um objeto que se propõe conhecer.
A função do sujeito consiste em apreender as características/determinações do objeto construindo assim, na consciência do sujeito, uma imagem ou representação do objeto. Pelo que o objeto em si permanecerá exterior ao sujeito sem ser alterado. O que não acontece ao sujeito que após o conhecimento é modificado porque passa a ter a imagem (representação) do objeto.
O Conhecimento só é perceptível através da existência de três elementos:
- O sujeito cognoscente (que conhece)
- O objeto (conhecido)
- e a imagem.
O conhecimento é o ato no qual o sujeito e o objeto entram em relação e dessa relação resulta a afecção do sujeito pelo objeto e a apreensão do objeto pelo sujeito. Quer dizer: o sujeito é de algum modo modificado ou estimulado pelo objeto ou pelas suas propriedades e o objeto é de algum modo apreendido pelo sujeito de acordo com as capacidades cognoscitivas deste.
O que conhecer?
← Como podemos conhecer algo?
← Uma Imagem Mental
← Experiência do erro (imagem x objeto)
← A relatividade do Conhecimento
← Graus de Conhecimento
Mas o que é conhecer algo? Talvez conhecer uma coisa seja entender seu funcionamento, talvez seja entender sua montagem/fabricação, talvez seja entender sua história, talvez seja entender o que ela pode vir a ser, suas possibilidades... ou talvez seja entender tudo isso junto!
Não é o objeto mesmo, mas sim uma sua imagem ou representação aquilo que o sujeito apreende.
A consciência da distinção entre imagem e objeto de que é imagem pode ser-nos acessível na experiência do erro.
A imagem refere-se ao objeto, mas este não se reduz às imagens