O conhecimento
É o conhecimento que baseia-se no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental(científico) , levando em conta os diferentes objetos de estudo.
O objeto de análise da filosofia são idéias, relações conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de observação sensorial direta ou indireta( por instrumentos), como a que é exigida pelo conhecimento científico.
Hoje, os filósofos, além das questões metafísicas tradicionais, formulam novas questões como: A maquina substituirá quase totalmente o homem? A clonagem humana será uma prática aceita universalmente? O conhecimento tecnológico é um benefício para o homem? Quando chegará a vez do combate à fome e à miséria? Etc.
A filosofia é o ato de pensar com crítica, a reflexão filosofia ao contrário da científica, deve ser radical, rigorosa e de conjunto, ou seja, deve se observar a origem, a coerência e a visão de conjunto, não devendo partir de atitudes descrentes.
Desde muito tempo as relações humanas vem trazendo novos conhecimentos para as futuras gerações e para si próprias.
Se olharmos o século XX, veremos quantas novidades em todos os campos do conhecimento tivemos. Mas ao mesmo tempo temos uma forte contradição: se tanta coisa "mudou", então porque a miséria ,a fome, a guerra, a exploração estão piores do que nunca?
Alguns poderiam dizer que o conhecimento, a filosofia, a ciência, o saber são os culpados. Mas não é bem assim. Poderíamos culpar Santos Dumont por aviões serem usados como instrumento de guerra? Ou Newton e Galileu pelos mísseis destrutivos das potências militares? É óbvio que não.
O conhecimento nos dá poder sobre o mundo, pois conhecendo-o, podemos transformá-lo; tanto para o bem da humanidade e natureza quanto para a destruição dos