O conhecimento do livro didático e o processo de formação dos sujeitos.
Considerações sobre o livro didático na educação infantil. Resumo. Esse artigo fala sobre o uso do livro didático na educação infantil, ele aborda a importância e o progresso em sua elaboração e questiona o que precisa ser repensado.
1. Introdução.
Nesse artigo, procurei mostrar a importância do livro didático, especificamente sobre os livros didático destinados a educação infantil, mostrando e apontando o que deve ser mudado na elaboração.
2.Desenvolvimento.
Ao analisar o livro ( fazer, brincar e acontecer) Gildevânia de Almeida Braga editora Interagir, considero sensata a ideia de colocar como personagem das historias um garotinho chamado Luciano, que é deficiente visual, a autora retratou a discriminação em relação as pessoas com deficiência, assim esse livro tem como objetivo fazer com que as crianças cresçam sabendo respeitar as diferenças entre pessoas.
2.1. Um pouco da historia desse livro. Aqui em Paramoti o livro didático foi inserido nas escolas a partir dos 05 anos, só a partir de 2013 o livro veio a beneficiar as crianças de 03, 04 e 05 anos e só veio a contribuir, pois é mais um subsidio, embora precisa-se destacar alguns pontos que precisam ser repensados, pois as vezes fogem da realidade das crianças em relação aos conteúdos abordados, vale ressaltar que observa-se também ótimos conteúdos e destaca as historias, desenhos, jogos de memoria e textos bastante legível , o que torna a aprendizagem prazerosa, harmônica e divertida, pois é bastante colorido e leva as crianças a imaginação. O livro é integrado onde envolvem linguagem, matemática, natureza e sociedade, embora vejo a necessidade de ressaltar o livro precisa ser mais complexo, trabalhando com mais exercícios de coordenação para que as crianças percebam a importante função da escrita, mesmo antes de saberem escrever, outro aspecto que também é observado é que o livro trabalha as vogais que é a base