resumo
Em outras palavras é muito mais fácil da aula sem material didático, mais também, fica mais difícil aprender sem o uso dele. Pois seu uso é planejador para atingir um determinado objetivo, frequentemente, possibilita ao aluno a realização de observações, descobertas e até mesmo o levantamento de hipóteses e a elaboração e testagem de estratégias que, às vezes, não estavam previstas no planejamento nem eram do conhecimento do professor.
Material didático, geralmente despertar o interesse de quem aprender, ele pode não apresentar o sucesso esperado pelo professor, para que se dê uma significativa aprendizagem, faz-se necessário que haja uma atividade mental, e não somente a manipulativa, por parte de aluno.
As novas demandas sociais educativas apontam para a necessidade de um ensino voltado para a promoção do desenvolvimento da autonomia intelectual, criatividade e capacidade ação, reflexão e critica pelo aluno, faz-se necessário a introdução da aprendizagem de novos conteúdos de conhecimentos e de metodologias que, baseadas na concepção de que o aluno deve ser o centro do processo de ensino-aprendizagem.
Todo material tem um poder de influência variável sobre os alunos, porque esse poder depende do estado de cada