O Congado
Psicologia
Aline Perdigão Lima
Ingrid Almeida Ramos
Lorena Danielle Fernandes Costa
O CONGADO
Betim 2011
O CONGADO
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Cultura Religiosa I, como parte da avaliação referente ao 1º período do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor: Aurino José Góis
Betim 2011
Introdução
Neste trabalho, abordaremos o tema sobre o Congado, que é entendido como uma cultura, de cunho religioso que resiste à força do tempo e do crescimento tecnológico das grandes metrópoles. A cultura provinda do continente africano é mantida por pequenos grupos, unidos pela devoção a São Benedito e à Nossa Senhora do Rosário. Trazido nos porões dos navios negreiros, espiritualizado nos escravos capturados no período das colonizações, o Congado encontrou, no Brasil, um terreno próspero de manutenção, onde a miscelânia dos povos, mas, ao mesmo tempo, a união daqueles que estavam longe de casa, fazia brotar na religiosidade e nos costumes nativos um sentimento de liberdade pessoal.
O Congado
O Congado, também conhecido como “congada” ou “congo”, assim como a maioria dos precedentes culturais no Brasil, é um movimento religioso de origem africana, mesclado com elementos religiosos católicos, resistindo ao tempo graças à devoção passada de geração em geração pelo povo caiçara, com um tipo de dança dramática na coroação do rei do Congo. Cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros, passos e