dança ligada a cultura do sagrado
DANÇA LIGADA A CULTURA DO SAGRADO
Introdução
O congado (ou congada ) é uma manifestação cultural e religiosa afro- brasileira. Constitui-se em um bailado dramático com o canto e música que recria a coroação de um rei do Congo.
Trata-se basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito; o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas; e a luta de Carlos Magno contras as invasões mouras. A congada é muito famosa em Brás Pires, em Minas Gerais, onde os congos se encontram na Igreja do Rosário.
A identidade do congado, antes de tudo, é brasileira. A partir da África, são 500 anos de história desde da viagem no Atlântico (calunga), a escravidão, as lutas, os reinados e tudo, até hoje. É brasileira a identidade do congado. Os irmãos do Rosário estão vivos e sua identidade é dinâmica mesmo quando pretendem conservar suas tradições, sabedorias e organização.
Antigamente não existia a Federação dos Congados. No mundo de hoje, as mudanças são grandes. No congado, mudaram algumas coisas para ver se assim fica melhor. Mas, qualquer adaptação necessária que há de ser feita pelos próprios congadeiros a partir das tradições e das raízes, a partir da espiritualidade recebida na irmandade. Falo de uma identidade dinâmica e brasileira. O congado e a "irmandade do rosário dos Homens Pretos" são fruto de muita criatividade desde o princípio. Esta criatividade é de beleza e fé, mas principalmente de necessidade e sobrevivência. A identidade faz parte do tripé: história, identidade e cultura.
As raízes do congado estão na África, principalmente nos povos bantus. Toda identidade tem uma história. Até mesmo a identidade de uma pessoa tem tudo a ver com a história dela desde criança; tudo que ela aprendeu dos pais, da escola, da vida. Uma identidade cultural surge na história de comunidades ou povos. No congado, os antepassados, as almas dos escravos, o fundador da irmandade, reis,