O conceito de Lugar
Luiz Augusto dos Reis-Alves
Luiz Augusto dos Reis-Alves é arquiteto e urbanista, Mestre e Doutor em Arquitetura nas áreas de Conforto Ambiental e Teoria e Projeto (PROARQ/FAU/UFRJ).
Muito se escreve sobre os conceitos do espaço e do lugar. O que é o “espaço”? O que é o “lugar”? são perguntas freqüentes de pesquisadores das mais diversas áreas e abordagens teóricas em diferentes períodos históricos.
Existe diferença entre o espaço e o lugar? Se não existe diferença, todo espaço pode ser considerado um lugar? Mas se ela existe entre os dois conceitos, o que os diferem? Neste contexto, há diferentes tipos de lugares? Estas inquietações nos servirão como diretrizes para o alcance dos nossos objetivos neste artigo, quais sejam: definição do conceito de lugar e a determinação da sua estrutura.
Algumas reflexões sobre os conceitos do Espaço e do Lugar
Arquitetos, ao se questionarem sobre o que é a Arquitetura, acabaram por refletir sobre a questão do espaço. Zevi (2) afirma que as quatro fachadas de um edifício constituem apenas a caixa dentro da qual está encerrada a jóia arquitetônica, isto é, o espaço. O autor coloca como o protagonista da arquitetura o espaço, o vazio. O referido autor considera o espaço e o vazio como sinônimos. Para ele, a arquitetura não provém de um conjunto de larguras, comprimentos e alturas dos elementos construtivos que encerram o espaço, mas precisamente deste vazio, do espaço encerrado, do espaço interior em que os homens andam e vivem. A relação entre a Arquitetura e o espaço é retomada também em Coelho Netto (3), que afirma que a Arquitetura não é somente a organização do espaço, mas também é o ato de criá-lo. Oliveira (4) em seu pensar, por uma via fenomenológica, sobre o que é a arquitetura, a encontra como a […] “instauração de uma espacialidade no mundo por um corpo polarizado por suas tarefas” (5). Segundo a autora, a arquitetura por ser atividade transformadora e ordenadora, podemos compará-la a