conceito de lugar
Alunos: Maycon J. Rezende.
Rogério Alessandro Martines.
Prof: Marcos Matushima.
LUGAR
De acordo com o dicionário o verbete ‘‘lugar’’ é um substantivo masculino oriundo do latim lôgar, lócus e local como adjetivo. Temos ‘‘espaço ocupado’’ como definição de lugar. Significa também para alguns autores povoação, localidade, região, país e é tido em outras ocasiões como posição, categoria, situação, origem entre outros.
É aceito universalmente que a lógica do lugar coincida sempre, em linhas gerais, com o paradigma que, em cada época, o homem obteve sobre as interrelações entre si mesmo e seu meio ambiente. Em outras palavras, o lugar, como limite, é um balanço rítmico entre razão e história ou movimento e pausa.
O conceito de lugar ganhou nova dimensão, que foge ao senso comum, quando visualizado pelas mais recentes correntes do pensamento geográfico: a geografia humanística e a geografia marxista, que viabilizaram um redimensionamento não só do conceito de lugar bem como de diversos outros conceitos fundamentais da geografia.
Em sua nova visão, o lugar ganha em abrangência de significado deixando de ser compreendido apenas como um espaço produzido, ao longo de um determinado tempo, pela natureza e pelo homem, para ser visto como uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega idéias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam. Muito além de um espaço físico, de uma paisagem repleta de elementos e de referências peculiares passíveis de descrições objetivas e racionalizadas, o lugar, na visão humanística, constitui-se como uma paisagem cultural, campo da materialização das experiências vividas que ligam o homem ao mundo e às pessoas, e que despertam os sentimentos de identidade e de pertencimento no indivíduo. É, portanto, fruto da construção de um elo afetivo entre o sujeito e o ambiente em que vive.
Inicialmente, o lugar foi definido por Aristóteles como o espaço que circunda o