O Conc Lio Dos Deuses
Pensando em como seria a viagem para as terras desconhecidas os portugueses procuravam ajuda dos deuses.
No Olimpo Júpiter fez uma reunião, onde expressa seu total apoio à viagem dos portugueses, os outros deuses ouviam atentamente quando Júpiter dizia que o povo lusitano realizaria proezas que fariam cair no esquecimento os assírios, persas, gregos e romanos.
Baco então ao ouvi-lo dizer isso discordou totalmente da ideia da viagem, pois sabia que seus feitos no Oriente seriam esquecidos se o povo lusitano realmente realizasse grandes proezas como aquela.
A esse deus doía muito perder o crédito por suas grandes conquistas antigas, cair no esquecimento seria um fardo muito grande para carregar.
A opinião de Baco era contestada por Vênus, já que percebia no povo lusitano muitas qualidades.
Vênus e Baco então compartilhavam opiniões antagônicas, ele tinha medo de ser esquecido e ela pois acreditava e apoiava os lusitanos, o que causou tumulto no Olimpo pois vários deuses compartilhavam de opiniões antagônicas também, fazendo assim com que tudo virasse uma grande confusão.
Marte se pronunciou defendendo a causa de Vênus e então apoiando também o povo lusitano.
Zangado, ficou totalmente irritado com a situação e levantou-se diante de Júpiter e proferindo palavras sábias sobre a situação, apoiando seu pai em sua decisão e discordando de Baco, exaltando a razão e deixando Júpiter satisfeito, não voltando atrás sobre sua decisão de apoiar os lusitanos.
Então Júpiter satisfeito concordou com as palavras de Marte e abençoou os deuses presentes, fazendo reverência e saindo com a decisão tomada, mas Baco ainda não se conformava com isso e nem se conformaria.