Resenha Do Filme
DAU - DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA DE LINGUAGEM CIENTÍFICA
ALUNA: HELOISA BISEWSKI
RESENHA DO FILME: O DOADOR DE MEMÓRIAS
O filme de Phillip Noyce (Paris Filmes) lançado em 11 de setembro de 2014 é uma adaptação do livro de Lois Lowry, ganhadora de diversos prêmios. A autora constrói um mundo perfeito, aonde não há dor, desigualdades, mas também não existem sentimentos bons. Os habitantes da comunidade vivem no presente, pois o passado foi apagado de suas mentes e somente uma pessoa tem o poder de ser o guardião dessas memorias, para proteger o povo e os orienta-los em momentos difíceis.
Jonas foi escolhido pelos anciões para ser sucessor e o recebedor dessa memorias, então começa seu treinamento com o doador, com ele Jonas aprende sobre sentimento, desigualdades, climas e percebe que sua comunidade vive de falsidade, não existem escolhas, cada habitante é destinado a fazer alguma coisa o resto da sua vida. Todos vivem igualmente na comunidade lá existem regras e todos devem cumprir, eles vivem no preto e branco para não existirem desigualdades sociais, cada família é composta pelos pais um menino e uma menina e ambos são escolhidos pelos anciões.
Jonas começa a se questionar se toda essa falsidade realmente vale a pena e resolve quebrar paradigmas, colocando sua vida e a salvação do seu povo em risco.
Como é um mundo perfeito? Existe alguma forma de eliminar totalmente as desigualdades sociais? Existe alguma forma de acabar com a violência? São perguntas extremamente difíceis de responder, todos nós pensamos de formas diferentes, temos ideias diferentes e queremos ser diferentes. O filme tenta nos mostrar o nosso papel na sociedade e o quanto é importantes termos liberdade de escolha e como podemos fazer a diferença tomando atitudes diferentes das demais pessoas da nossa sociedade.