O Cobit
A versão 4.1 do COBIT, sigla em inglês para
Objetivos de Controle para Informação e
Tecnologias Relacionadas é um conjunto de melhores práticas paraa segurança dainformação criadopela Associação deAuditoria eControlede Sistemas de Informação –ISACA e pelo
Instituto de Governança daTecnologia da Informação ITGI. Ela proporciona um padrão internacional de práticas aprovadas mundialmente que auxiliama alta direção, executivos e administradores a aumentaro valor das
Tecnologias da Informaçãoe a reduzir os riscos do negócio. Além disso, fornece um conjunto demelhores práticasatravés de frameworks deprocessos e atividadespresentesem uma estruturalógica e gerenciável.
O COBIT 4.1 é uma atualização significativa do framework que assegura que as TI estejam alinhadas com os objetivos do negócio, que seus recursos sejamutilizadoscom sustentabilidadeeque seus riscos sejamgerenciados de forma apropriada. O COBIT 4.1 representa uma melhora em comparação com a versãodo COBIT 4.0.
A nova versão inclui medição de desempenho, melhores objetivos de controle e melhor alinhamento com os objetivos do negócio e de TI.
Há muitas razões para a adoção de um framework de controle da Governança de TI nas empresas, independentemente de sua atividade e tamanho.
Cada vez mais, a alta administração percebe o impacto significativo que a informação pode ter sobre o sucesso de uma empresa. A direção espera que as TI contribuam para o sucesso do negócio e que possa ganhar uma vantagem competitiva com seu uso adequado.As empresas precisam saber se com a informação administrada é possível garantir:
●
A realização de seus objetivos
●
Flexibilidade suficiente para aprender e se adaptar
●
A Gestão criteriosa dos riscosenfrentados pela empresa
●
AAnálise de oportunidades para os negócios e