COBIT
1 – Introdução
O presente estudo tem como objetivo introduzir ao chamado COBIT e citaremos seus aspectos gerais, que é importante focar que é uma ferramenta de TI voltada ao direcionamento e controle de negócio, também da estrutura do COBIT, com seus 4 domínios e seus determinados processos. Um ponto importante são os objetivos da ferramenta e o que se ganha ao utiliza-la e algumas especificidades.
2 – Aspectos gerais
O COBIT (Control Objectives for Information and related Technology), é um framework* que fornece princípios globalmente aceitos, práticas, ferramentas e modelos analíticos para ajudar a aumentar a confiança e valor nos sistemas de informação. Em abril de 2012, foi lançado o COBIT 5, que consolida e integra o COBIT 4.1, Val IT 2.0 e frameworks de risco de TI, conforme ilustra a figura 1.
Figura 1
Tabela de evolução do COBIT
Fonte: http://thisiswhatgoodlookslike.com/tag/cobit-5/
3 - Estrutura
Segundo a descrição da ISACA,* "O COBIT 5 fornece um modelo operacional com uma linguagem comum para todas as partes do negócio envolvidos em atividades de TI e fornece uma estrutura para medir e monitorar o desempenho de TI, a comunicação com os prestadores de serviços e integrar as melhores práticas de gestão."
Este framework engloba quatro domínios, que possuem 34 processos, e estes processos possuem 318 objetivos de controle (Figura 2):
Figura 2
Modelo de objetivos de negócio do COBIT.
Fonte: http://www.efagundes.com/artigos/COBIT.htm
*Referência: http://thisiswhatgoodlookslike.com/tag/cobit-5/
Domínios do COBIT
O CobiT cobre quatro domínios, os quais possuem 34 processos, e estes processos possuem 210 objetivos de controle.
2.1. Planejar e organizar: cobre o uso de informação e tecnologia e como isso pode ser usado para que a empresa atinja seus objetivos e metas. Salienta que a forma organizacional e a infraestrutura da TI devem ser consideradas para que se