O clipping como ferramenta estratégica da assessoria de imprensa
UTCHITEL, Renata. O clipping como ferramenta estratégica da assessoria de imprensa.
O capítulo 3 do livro discorre basicamente a respeito da assessoria de imprensa em seu âmbito funcional e mecânico. A autora exemplifica vários pontos que destacam a importância e as funções de um assessor de imprensa e de como este profissional intermedia estrategicamente as informações, fatos e/ou acontecimentos de grande relevância ou não, entre as empresas e a opinião pública.
Em seguida, o texto destaca ferramentas básicas utilizadas em assessorias de imprensa que facilitam a comunicação da empresa com o jornalista, tais como: o Mailing List, o qual funciona como uma agenda ou catálogo dos contatos de veículos e jornalistas que se situam nas áreas de interesse da empresa. Tal ferramenta é extremamente precisa em situações de urgência, pois garante mobilidade e praticidade para as empresas lidarem com a imprensa sobre assuntos polêmicos e/ou em relação a crises; aviso de pauta, coletiva de imprensa, nota (oficial), press-kit, press-release e sugestão de pauta são algumas das ferramentas utilizadas em assessorias de imprensa, as quais abordam assuntos relevantes ou de interesse da empresa à divulgação destes por meio dos jornalistas para garantir visibilidade e uma impressão positiva das organizações diante de seus públicos. Em contrapartida, essas ferramentas com exceção do informe publicitário, que é pura campanha/propaganda institucional, são meios empresariais estratégicos com o intuito de propagar as ações, informações e realizações das Organizações, mas não há nenhuma garantia de um espaço editorial para elas, pois não é um espaço comprado. Desta forma, a empresa deve frequentemente estreitar laços e bons relacionamentos com a imprensa, e assim, minimizando a perda dessas relações.
A ferramenta de assessoria de imprensa em destaque neste capítulo é o Clipping. Palavra provida do inglês “corte” ou “recorte”, é um conjunto de informações (matérias,