Teoria da administração
Faculdade Anhanguera de Porto Alegre
Centro de Educação a Distância
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Porto Alegre
2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo compreender, o significado da Administração, sua importância, os acontecimentos históricos que antecederam o surgimento das Teorias da Administração, bem como seus avanços na história.
2. administração como uma habilidade humana
Administração é o processo de tomada de decisões, em busca de melhoria contínua, visando o atingimento dos objetivos da empresa. Sua evolução acompanhou as necessidades da sociedade.
Segundo Chiavenato (2003), a Teoria Geral da Administração - TGA não visa formar o profissional seguidor de normas e teorias, pelo contrário, a TGA procura ensinar o futuro profissional a pensar e, sobretudo, a raciocinar a partir de uma bagagem de conceitos e idéias, a fim de diagnosticar e de propor soluções.
Para Chiavenato (2003), há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo:
Habilidade técnica: consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas especificas.
Habilidade humana: consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.
Habilidade conceitual: consiste ema compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização.
3. PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Abaixo apresentamos os primórdios da Administração:
Anos
Autores
Eventos
4000 a.C.
Egípcios
Reconhecimento da necessidade de planejar, organizar e controlar.
2600 a.C.
Egípcios
Descentralização na organização.
2000 a.C.
Egípcios
Reconhecimento da necessidade de ordens escritas.
1800 a.C.
Hamurabi