O clima polar
O Clima:
Os climas glaciais ou clima polar são um conjunto de climas, agrupados na Classificação climática de Köppen-Geiger. Ocorre nas costas eurasianas do Ártico, na Groenlândia, ao norte do Canadá, no Alasca, na Patagônia e na Antártida.
O parâmetro principal que define um clima (clima glacial), é a ocorrência de temperatura média do ar abaixo de 10°C no mês mais quente do ano. O grupo possui os seguintes tipos:
Clima polar - temperatura média mensal em todos os meses abaixo de 0°C.
Clima de tundra - temperatura média mensal no mês mais quente, igual ou superior a 0°C e inferior a 10°C.
Clima alpino - clima característico de grandes altitudes, com chuvas abundantes. Apresentam temperatura média do ar abaixo de 10°C durante o mês mais quente.
Existe grande variação entre os tipos de clima glacial uma vez que a temperatura média mensal no mês mais frio não é estipulada. Esta situação ocorre frequentemente em áreas mais distantes dos polos onde a variação de temperatura média entre o mês mais frio e o mês mais quente é pouco ampla, sendo quase constante em picos próximos à linha do Equador.
As temperaturas médias são muito baixas e ficam em torno de -30ºC. No verão chegam aos -10 °C e no inverno podem alcançar os -50°C, sendo que na Antártida o inverno é totalmente inóspito com temperaturas que podem chegar a -87°C ou até mais baixas no interior do continente. São regiões de ventos intensos e que ficam cobertas de gelo neve durante todo o ano, com exceção das faixas litorâneas onde uma vegetação de tundra aparece durante o curtíssimo verão. No inverno há dias em que o Sol não nasce, e certos dias no verão ele não se põe.Também é um clima que apresenta altas amplitudes térmicas diárias e anuais.
Vegetação (flora)
A tundra, formação vegetal própria do clima polar ou glacial, é muito rasteira, constituída por ervas, musgos e líquens. Contudo, podem surgir alguns raros e dispersos tufos de arbustos e árvores anãs. Uma característica muito