Clima das regiões polares
As zonas polares estão localizadas no extremo sul e norte do planeta, nelas as condições climáticas são adversas, tendo em vista que apresentam as mais baixas temperaturas da Terra, em razão da influência do clima polar e a incidência de raios solares sobre a superfície terrestre de forma bastante inclinada. Nas duas zonas polares são identificadas duas estações bem definidas: verão e inverno.
No verão as temperaturas médias não passam dos 10°C e a luz solar não é muito intensa. Já no inverno, o frio é rigoroso, com temperaturas negativas que oscilam entre -30°C e -50°C.
O Clima no Polo Norte e no Polo Sul são parecidos. Nas duas regiões não chove, no lugar da chuva acontece uma queda de neve; a umidade relativa do ar fica em torno de 70% no inverno e 80% no verão; no inverno a temperatura fica em média -30°C, podendo atingir até -60°C, no verão fica por volta de 4°C; os ventos são intensos, cobrindo toda a região com neve.
E com como aquecimento global, o clima nessas regiões tem sido cada vez mais afetado. Por essa razão as placas de gelo tem se desprendido e houve uma pequena elevação da temperatura nas regiões polares.
Porém, há controvérsias a respeito. Alguns pesquisadores afirmam que o fator do “aquecimento global” não interfere no clima das regiões polares, mas que o derretimento do gelo é apenas um movimento cíclico. O gelo derrete e se congela novamente.
O parâmetro principal que define um clima como sendo do Grupo E (clima glacial), é a ocorrência de temperatura média do ar abaixo de 10°C no mês mais quente do ano. O grupo possui os seguintes típos:
Clima polar (EF) - temperatura média mensal em todos os mêses abaixo de 0°C.
Clima de tundra (ET) - temperatura média mensal no mês mais quente, igual ou superior a 0°C e inferior a 10°C.
Clima alpino (EM ou EH) - clima característico de grandes altitudes, com chuvas abundantes. Apresentam temperatura média do ar abaixo de 10°C durante o mês mais quente. É