O CLIMA DO BRASIL E SUAS FORMAÇÕES VEGETAIS
Por Luis Eduardo Magalhães Valdiero
Turma: 602
Introdução
“A biosfera é constituída por uma série de elementos naturais que favorece o desenvolvimento da vida. A natureza e todos seus elementos funcionam como uma máquina onde cada um tem sua importância.
A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.
Onde há ocorrência de clima árido e semiárido as plantas apresentam espinhos no lugar de folhas, como as espécies de cactáceas. Isso ocorre para diminuir a perda de umidade que acontece com o processo de evapotranspiração, dessa forma, a água fica armazenada mais tempo no interior do vegetal.
Assim como o clima influencia na formação vegetal, essa influencia no clima em determinados lugares do mundo. Um exemplo disso são as florestas tropicais e equatoriais da Amazônia na América do Sul, floresta do Congo na África que são responsáveis por emitir enormes percentuais de umidade para a atmosfera, isso ocorre com a transpiração das folhas dos vegetais das florestas, ou seja, evapotranspiração.”
(http://www.brasilescola.com/geografia/a-relacao-entre-vegetacao-clima-solo.htm)
Os climas e a vegetação do Brasil
1) Clima equatorial- clima quente e úmido.
Ocorre no Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e ao norte dos estados do Mato Grosso e Tocantins e oeste do Maranhão. A vegetação predominante é a Floresta Amazônica, considerada como a formação vegetal de maior biodiversidade.
2) Clima tropical-clima que predomina em quase todo o Brasil.
Pode ser dividido em quatro subtipos com suas respectivas formações vegetais.
A) Clima tropical do Brasil Central.
A vegetação