O cliente em Crise
Departamento de Psicologia
Professora: Fernanda Romano
Aluna: Andressa Fernandes Marques
O Cliente em Crise
Trinca, W. (1984) Diagnostico Psicológico a Prática Clínica. São Paulo: EPU.
O texto apresentado, como já mencionado no titulo acima, refere-se a possíveis crises do paciente na terapia. A ideia principal é esclarecer e auxiliar terapeutas principiantes em como lidar com esses tipos de situações, e apresenta ate mesmo possíveis estratégias terapêuticas gerais para facilitar o processo de superação dessas crises e lidar com emergências.
A princípio o autor coloca que quando o cliente esta em crise, este é geralmente um período de crise para o próprio terapeuta também, pois este experimentara muitos dos sentimentos que o cliente vive, como por exemplo, ansiedade, confusão e incerteza. Isso é compreensível, mas deverá estar sobcontrole, para agir e conversar de forma calma e racional com o cliente.
De acordo com o autor, é de extrema importância levar emergências como essas (crises) do cliente para o seu supervisor, porém muitos estudantes relutam em entrar em contato com o mesmo para pedir ajuda, pois de certa forma se sentem fracassados com a situação de crise do cliente.
Um ponto importante ressaltado no texto, é ter em mente que o que define uma crise não é o evento que a instiga, mas a inabilidade do cliente para enfrentar uma situação. Um acontecimento facilmente aceito e manipulado por um cliente poderá perturbar e confundir totalmente outro cliente. Cada pessoa responde de uma maneira diferente frente a uma situação de crise.
Uma das possibilidades do terapeuta ao se deparar com esse momento é ajudar os clientes a controlar suas emoções, auxilia-lo a ficar calmo pode ser seu foco inicial de atenção, se este se acha muito perturbado para falar, raciocinar ou ouvir efetivamente.
O terapeuta também deve avaliar a severidade do risco, ou seja, quando confrontado com um cliente em crise, deve-se