O citoesqueleto
ISISDORIS RODRIGUES DE SOUZA
O Citoesqueleto
Trabalho avaliativo individual referente à disciplina de biologia molecular e celular, como uma das notas da N1
PROF.ª SANDRA E. BENARDI
Rio Branco
2011
O CITOESQUELETO
O citoesqueleto é o conjunto de filamentos e finíssimos túbulos de proteínas presentes no citosol das células eucariontes que formam uma estrutura tridimensional dinâmica que se estende através do citoplasma e são responsáveis pela sustentação e forma, permitindo o seu movimento e transporte de substâncias.
Podemos enunciar as seguintes funções do citoesqueleto: * Estabilidade celular e forma celular; * Locomoção celular; * Divisão celular; * Movimento dos orgânulos internos; * Regulação metabólica.
“Simbolicamente, possui funcionamento celular semelhante ao esqueleto e musculatura.”
Sua composição é basicamente estruturada por três tipos de filamentos protéicos: os microfilamentos, os microtúbulos e filamentos intermediários, possibilitando uma conformação extremamente dinâmica que se restaura continuamente agregando e desagregando seus constituintes.
Microtúbulos → são pequenos e finos tubos cilíndricos e ocos, com aproximadamente 20 nanômetros de diâmetro e alguns micrômetros de comprimento, formados por proteínas globulares denominadas de tubulinas alfa e beta disposta em arranjo helicoidal, associadas a proteínas auxiliares (dineina e cinesinas);
Microfilamentos → são filamentos fibrosos com