O CIDAD O E A POLITICA 3
O Estado como instância de onde emana o poder.
O áudio o cidadão e a politica, vem nos informar sobre os conceitos de Estado de acordo com alguns filósofos, e que, ao longo dos séculos foram se modificando, e se adequando a modernidade do povo.
Para Marilena Chauí o Estado é o espaço onde se centraliza o poder, onde se concretiza o poder. Ou seja, é próprio do ESTADO exercer o poder, o poder politico. Para Aristóteles Estado nada mais é que o conjunto de seus cidadãos, na modernidade esse conceito infelizmente não vale de nada. Isso porque em seu tempo, o homem não se realizava fora da esfera de sua comunidade.
Entende-se por poder, que ele restringe nossas liberdades ao impor leis, entendemos que todos estão submetidos ao poder do estado, ao detentor do poder do estado.
O primeiro pensamento que houve foi de que os governos estavam limitados as leis que representavam o povo, no entanto, os governos se mostraram ineficientes. “O governo tem funções e deve agir e intervir na nossa vida para solucionar os problemas que aparecem todos os dias, na pratica eles são mais dinâmicos do que estáticos.” “Com as ideias socialistas que vieram na metade do século 19 o estado passou a proteger mais os trabalhadores, idosos e portadores de deficiências”.
Ele utiliza o governo como piloto do navio que é o Estado, o governo é que impulsiona essa maquina que é o Estado, nós não elegemos as pessoas para ficarem sentadas nas cadeiras esperando nós falarmos algo, as elegemos para administrar, fazer propostas para que nós possamos elegê-las.