O ciclo do ouro no brasil
E foi em 1698 quando foi descoberta a primeira jazida de ouro no Brasil que a disputa pelo ouro se iniciou de fato. Os governadores relataram ao rei de Portugal a tal descoberta, e quando a noticia se espalhou muitos vieram em busca do ouro, em busca de enriquecimento. Naquela época a economia do período colonial era muito caracteriza pela monocultura,latifúndio e Mao de obra escrava.
A população era bastante estava bastante misturada, mas com predomínio dos paulistas, que se julgavam os donos das minas de ouros e não queriam dividir seus lucros com os estrangeiros conhecidos como “emboabas” que controlavam as entradas e saídas das minas assim como a quantidade de ouro extraída.
Para melhor controlar a mineração, Portugal decidiu que todo ouro deveria permanecer em Minas Gerais até que os impostos fossem pagos, o que atrapalhou muito o comércio com a Bahia e os negócios de muitos emboabas que lá viviam. Irritado com a nova lei, Nunes Viana se desentendeu com Borba Gato, guarda-mor das minas. Viana decidiu não acatar a decisão da Coroa e foi expulso. Porém, como não contavam com o apoio dos emboabas, estes se rebelaram e, com isso, surgiu o primeiro grande conflito entre nativos e estrangeiros na colônia.
O ouro explorado por aqui ficou conhecido como ouro de aluvião, depositado no fundo dos rios e de fácil extração (ao contrário das minas de prata, que exigiam uma escavação profunda). A