Revolução amaericana
As Treze Colônias
_ As colônias do Norte (Nova Inglaterra): Representou uma região colonial atípica, apresentando características que não se enquadravam nos princípios mercantilistas. Suas condições físicas e climáticas não favoreciam uma produção agrícola destinada a complementar a economia metropolitana. Por outro lado, suas reentrâncias na costa possibilitavam excelentes portos e promoviam o comércio marítimo, além de desenvolverem atividades pesqueira. Também havia um intenso extrativismo de madeira e peles. Entre as características nelas desenvolvidas podemos citar, as pequenas e médias propriedades; mão de obra familiar, livre, assalariada...; policultura; produção voltada para a subsistência, para o mercado local (interno) e mercado externo (comércio triangular); produção manufatureira (navios, armas...).
O comércio triangular
As Treze Colônias
_ As colônias do Sul: Diferente das colônias do norte, as do sul ofereceram amplas possibilidades para a economia de exportação, correspondendo as necessidades da metrópole. Suas condições físicas e climáticas favoreciam a produção agrícola, pois era repleto de planícies extensas cortadas por correntes fluviais navegáveis, clima subtropical e solo fértil. Entre as características nelas desenvolvidas podemos citar, a monocultura (tabaco, arroz, índigo e algodão), latifúndio, escravidão e produção voltada para o mercado externa (principalmente europeu) – plantation. Os enriquecidos latifundiários sulistas, utilizavam parte de sua riqueza com a compra de produtos manufaturados importados da metrópole.
O desenvolvimento...
• A Inglaterra vivenciou a Revolução Inglesa no século XVII, um processo revolucionário que resultou na chamada Revolução Gloriosa com a implantação da Monarquia Parlamentarista. • No século XVIII a Inglaterra se envolveu em um conflito externo, em função de disputas territoriais na América, chamado de Guerra dos Sete Anos