Formação de fato da cultura nacional brasileira
Palavras Chave: Cultura; História; Brasileira; Cidadania;
Introdução
Tal artigo versará sobre a formação da cultura brasileira num período aonde ela de fato veio a se fortalecer perante a sociedade brasileira, quando os brasileiros realmente sentiram-se como portadores de uma cultura própria e não mais como meros reprodutores de cultura europeia e norte-americana como ocorria anteriormente.
Sendo estabelecido a trajetoria e expectativas que passou a naçao brasileira ate chegar de fato a concepçao de cultura brasileira hoje existente e fortalecida.
Diante desta perspectiva nada melhor como definirmos o que vem a ser Cultura, o objeto de análise deste estudo.
O verbete cultura, segundo Marilena Chauí, em sua obra “Cultura e Democracia”, refere-se:
“Cultura – conjunto dos valores materiais e espirituais criados pela humanidade. No curso de sua história. A cultura é um fenômeno social que representa o nível alcançado pela sociedade em determinada etapa histórica: progresso, técnica, experiência de produção e de trabalho, instrução, educação, ciência, literatura, arte e instituições que lhe correspondem. Em um sentido mais restrito, compreende’se, sob o termo de cultura, o conjunto de formas da vida espiritual da sociedade, que nascem e se desenvolvem *a base do modo de produçao dos bens materiais historicamente determinado. Assim, entendende’se por cultura o n+ivel de desenvolvimento alcançado pela sociedade na instruçºao, na ciªencia, na literatura, na arte, na filosofia, na moral, tc., e as instituiçoes correspondentes. Entre os da etapa hist+orica, +e preciso notar o grau de utilizaçºao dos aperfeiçoamentos t+ecnicos e dos desenvolvimentos cientificos na produçºao social, o nivel cultural e t+ecnico dos produtores dos bens materiaisi, assim como o grau de difusºao da instruçºao da literatura e das artes entre a populaçao.”
Adotada essa definiçao, fica, desde logo, posta de lado a definiçao de cultura