Economia
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
Questionário
Curso: Administração Período Letivo: 2011/1
Semestre: 2° Turma: N/20
Disciplina:Economia
Professor Presencial:
Professora EAD: Renata Machado Garcia Dalpiaz
Aluno RA:
Questões
1 – Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
R:Não, escassez significa a existência de mais desejos (procura) do que bens(oferta) para satisfazer tais desejos e a Pobreza por sua vez significa ter poucos bens.
2- Segunda o pensamento Keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo,das empresas e dos próprios consumidores.Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia –se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise. Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
R: Segundo Keynes, planejamento possui um significado mais extenso que política econômica. O primeiro, além de englobar o segundo, refere-se à construção de instituições e regras econômicas que devem ser duradouras. Instituições, regras, metas e políticas econômicas devem ser estabelecidas em tempos de normalidade visando a três objetivos: 1°- estimular a atividade empresarial de investimento e geração de empregos, 2°- criar barreiras para evitar crises e 3°- criar uma sociedade de bem-estar social. As metas estabelecem limites para as principais variáveis macroeconômicas: emprego, produto, inflação e saldo comercial e de capital com o exterior. As instituições e regras tentam induzir a economia a se manter dentro das metas-limite. As políticas macroeconômicas devem ser utilizadas, em