Ciclo do ouro no brasil
Quem garimpava?
Quando eram grandes mineradores eram os escravos que realizam o serviço, quando eram pequenos mineradores ou pessoas que vinham de todas as partes do Brasil e de Portugal para construir fortuna, eram eles mesmos que realizam. Uma observação importante é que por volta de 50% da população era de escravo nas regiões das minas.
Para onde ele foi levado?
Esse ouro sofria com uma alta taxa de impostos, o primeiro deles era o QUINTO, em que 20% da produção era de Portugal, no entanto ainda existia outros como a captação, a finta e a derrama, assim boa parte partia para Portugal, mas quem ficou com todo o ouro mesmo foi a Inglaterra, devido a grave crise econômica que Portugal passava no momento, e de vários empréstimos e acordos desvantajosos (tratado de methuen) que portugal fez com os ingleses.
O que sobrou para o BRASIL?
Para o Brasil sobrou somente o ouro que não foi arrecadado pelos impostos, e de mineradores da colônia. Parte do ouro foi aplicado na região das minas, em que cidades inteiras foram criadas em poucos anos com essa atividade, além das igrejas no estilo Barroco.
Pontos POSITIVOS e NEGATIVOS?
Pontos positivos, foi o maior desenvolvimento da região Centro-Sul do país, pois a região mais rica até aquele momento era a região nordeste. Integração das atividades econômicas na maior parte do Brasil. Maior desenvolvimento de atividades voltada para o mercado interno como, por exemplo, a pecuária. Crescimento das cidades,