América Portuguesa e Principais Ciclos Econômicos
América Portuguesa
América Portuguesa é o conjunto dos territórios do continente americano que pertenciam à coroa portuguesa.
Também pode ser conhecida como Luso-América, América Lusitana ou até América Lusófona. A sua junção com os territórios da América Espanhola, e parte da América Francesa forma a América Latina.
Ciclos Econômicos
Ciclo da cana-de-açúcar
O cultivo da cana-de-açúcar começou pela necessidade imperativa de explorar um território sem muita importância para Portugal.
Os principais motivos para a escolha do Brasil foram o chamado “Solo de Massapê” propício para o cultivo e a grande demanda de cana-de-açúcar no comércio europeu.
As primeiras mudas foram trazidas da Ilha da Madeira por Martim Afonso de Souza, também responsável pelo primeiro engenho (complexo agropecuário) em São Vicente, no ano de 1533, e foi se espalhando pela costa brasileira. O nordeste, principalmente litoral pernambucano e baiano, era o maior produtor.
A prosperidade da produção açucareira chamou a atenção dos holandeses que, em 1630 se infiltraram em Pernambuco para aprender sobre o plantio. Foram expulsos tarde demais, após a expulsão foram para as Antilhas prosseguir com a produção. Durante os séculos XVII e XVIII foram concorrentes do Brasil no abastecimento do mercado europeu até que a Holanda se supera na construção de uma indústria açucareira e no abastecimento do mercado europeu, e faz com que o Brasil perca o monopólio do açúcar, desvirtuando o quadro político-econômico vigente na época, terminando assim o ciclo da cana-de-açúcar no Brasil.
Ciclo da Mineração
Ciclo da mineração, também conhecido como ciclo do ouro foi o período que começou no final do século XVII, quando a extração e exportação de metais preciosos, principalmente o ouro, era a principal atividade econômica da fase colonial do Brasil.
As primeiras minas foram encontradas pelos bandeirantes (exploradores que, em nome da Coroa, adentravam os sertões