O CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO E A COBRANÇA DE IMPOSTOS
INTRODUÇÃO Atualmente o Brasil vem enfrentando uma situação econômica decrescente. O cenário vem se alterando ano após ano. Quando acompanhamos os noticiários vemos que situação econômica é preocupante, altos índices de juros, inflação em alta, taxa de crescimento econômico menor que o previsto, carga tributária elevadíssima,
IMPOSTO = impor, por como obrigação
A César o que é de César é começo de uma frase atribuída a Jesus.. A frase, amplamente citada, se tornou uma espécie de resumo da relação entre o cristianismo a autoridade secular. Na mensagem original, ela apareceu como resposta a uma questão sobre se seria lícito para um judeu pagar impostos a César e dá margem a múltiplas interpretações sobre em que circunstâncias seria desejável para um cristão se submeter à autoridade terrena.
O CENÁRIO ECONOMICO BRASILEIRO
Você não precisa ser um economista para entender um pouco melhor o cenário econômico brasileiro. Neste artigo vou explicar algumas coisas que irão ajuda-lo a entender o que está acontecendo na economia e quais as perspectivas para o cenário econômico futuro.
Ao contrário do que pode parecer para muita gente, a economia não é um bicho de sete cabeças. Como explicado pelo economista-chefe da Órama Investimentos, Álvaro Bandeira, no eBook sobre os “Cenários Econômicos do Brasil”, existem algumas variáveis fundamentais para entendermos o que está acontecendo e definirmos quais os rumos futuros que a economia brasileira poderá seguir.
Estas variáveis são:
Inflação
Taxa de Juros
Câmbio
Produção Industrial e Nível de Emprego
Contas Externas
Inflação
Atualmente esta é a variável central na economia brasileira, uma vez que toda a política monetária (nível da taxa de juros) está orientada sobre ela.
Já expliquei em um outro artigo a relação entre inflação e taxa de juros. Desta vez vou me deter na importância de acompanhar os movimentos da inflação para entender os possíveis