Ciências contabeis
Como Conciliar Desenvolvimento Econômico com Bem Estar Social?
Algumas Reflexões a cerca dos Novos Desafios Latino Americanos
CARLOS MUSSI / JOSÉ ROBERTO R. AFONSO
A América Latina demonstrou que é possível compatibilizar um alto crescimento econômico com avanços sociais significativos nos últimos anos. Entretanto, possíveis flutuações no cenário externo, conseqüência da crise nos Estados Unidos e da inflação mundial, obrigam a reflexão sobre a possibilidade de realizar certas mudanças. É necessário, antes de tudo, revisar os sistemas tributários, que na América Latina estão baseados principalmente nos impostos sobre o consumo, e aumentar a arrecadação de impostos diretos, como sobre a renda, de modo a alcançar efeitos mais progressivos. Ao mesmo tempo, é importante garantir o incremento do gasto social registrado nos últimos anos, mas também procurar uma maior eficiência na alocação desses recursos. Somente, assim, será possível compatibilizar o desenvolvimento econômico com o bem-estar social.
Carlos Mussi: economista da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Correio eletrônico: . José Roberto R. Afonso: economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a serviço do Senado Federal. Doutorando e pesquisador da Unicamp. Correio eletrônico: . Palavras-chave: economia, crescimento, desigualdade, bem estar social, América Lati na. Nota: Como de praxe, as opiniões são dos autores e não das instituições a que estão vinculados. Elaborado com base em informações disponíveis até 25/5/2008.
NUEVA SOCIEDAD 215
Carlos Mussi e José Roberto R. Afonso / Como Conciliar Desenvolvimento Econômico con Bem Estar Social?
Desigualdade
é sinônimo de América Latina. É o traço mais marcante da região quando comparada com outras do mundo. As diferenças entre ricos e pobres, entre protegidos e informais, entre privilegiados e excluídos, concentram tanto análises acadêmicas, quanto