O Castelo Animado
Diana Wynne Jones (Londres, 16 de agosto de 1934 — Bristol, 26 de março de 2011) foi uma escritora britânica, que escreveu livros do gênero fantasia (livros infantis e adultos) e alguns livros de não-ficção. É conhecida no Brasil por sua série Os Mundos de Crestomanci, e por ser a autora do livro que deu origem ao filme Howl's Moving Castle, adaptado pelo diretor japonês Hayao Miyazaki.
Sophie Hatter é a irmã mais velha de três irmãs e não vê perspectiva para seu futuro (ela acredita que os filhos mais velhos são destinados ao fracasso), por isso, resignada, ela cuida do destino de suas duas irmãs mais novas, a linda Lettie e a esperta Martha. Quando seu pai morre, sua madrasta Fanny encaminha as duas garotas mais novas para tutores, para que aprendam uma profissão, enquanto Sophie permaneceria como sua assistente na chapelaria.
A vida de Sophie começava a ficar tediosa e ela se sentia explorada em seu serviço. Até que um dia, a Bruxa das Terras Desoladas aparece e lança uma maldição em Sophie que a transforma em uma velha de 90 anos. A maldição também impede que Sophie fale sobre ela e então ela decide sair de casa sem destino.
Primeiramente ela acaba encontrando um Espantalho, pensando que era uma bengala. Ele tinha a cabeça de nabo e Sophie teve simpatia por ele. Mas ela acaba muito assustada quando percebe que ele está vivo e atrás dela. Procurando um lugar para passar a noite, o Espantalho indica o castelo do mago Howl, um castelo animado, que se move sempre de um ponto a outro da cidade durante o dia e outras peculiaridades, como uma porta mágica que possui uma roleta acima dela de várias cores. Dependendo da cor que ela aponta, a porta abre-se para um lugar diferente.
Sophie entrou no castelo, apesar da fama de devorador de corações de Howl, porque achava que ele não devoraria o coração de uma velha – ele preferia corações de jovens bonitas. Lá ela encontra o