A vida nos Castelos Medievais
Nos dias de hoje, reclamamos de tudo que podemos, mas você já parou pra pensar como era a vida naquela época? Vamos voltar para Idade Média e conhecer seis curiosidades sobre a vida dentro dos Castelos Medievais. Vamos lá?!
1. ALMOÇO ANIMADO
Imagine que louco almoçar em um ambiente escuro, úmido e pouco iluminado, onde as refeições eram acompanhadas de espetáculos e a noite era transformado em dormitório dos criados?! Pois era assim mesmo, acredite!
2. COZINHA RÚSTICA
E se na sua casa, a cozinha tivesse que ser afastada dos quartos para evitar incêndios? Pois bem, naquela época as comidas eram preparadas em um forno aberto, cozidas em caldeirões e carnes assadas em espetos de ferro. Do lado da cozinha, ficava as gaiolas de animais para abate.
3. SONO REAL
O lugar principal do castelo era o quarto do senhor e sua dama que eram acomodados em cima de uma cama sustentada por tiras de couro e colchão de penas. Confortável!
4. LÍQUIDO PRECIOSO
O uso de uma fonte subterrânea de água era indispensável para o abastecimento do castelo. Além do poço, existia também tanques que recolhiam a água da chuva.
5. PRIVILÉGIO NOJENTO
Como seria pra você tomar banho somente duas vezes ao ano? Isso mesmo, se você acha nojento ficar um dia sem se lavar, imagine SEIS meses. Difícil né? E então fazer suas necessidades básicas em uma privada onde os dejetos seguiam em uma caneleta de pedra? Mas isso era um privilégio aos nobres. E se você não fosse um, sinto muito, mas suas necessidades seriam feitas fora das muralhas, em ‘’matinhos’’.
VOCÊ SABIA?
As escadas dos castelos eram projetadas para a guerra. Isso mesmo! Se um inimigo invadisse o castelo, teriam extrema dificuldade de subir uma escada em curva enquanto lutavam, e forçavam os cavaleiros a avanças com o lado esquerdo para frente, considerando que a maioria deles usava a mão direita para lutar.