O casamento suspeitoso
1 Resumo
A peça “O casamento suspeitoso”, é de autoria de Ariano Suassuna e direção de Sergio Ferrara. A peça é uma comédia de costumes nordestinos, em que seu assunto central é o casamento por dinheiro, conhecido popularmente como “golpe do baú”
Lucia Renata (Suzana Alves), uma moça vinda da capital, chega à cidade de Taperoá, pois deseja se casar o mais rápido possível com o inseguro Geraldo (Joaz Campos), o filho único da Dona Guida (Bete Dorgam), que está prestes a receber uma rica herança e nem desconfia que a sua noiva é uma trambiqueira apoiada pela mãe Susana Claudia (Nani Oliveira) e seu amante Roberto Flávio (Nicolas Trevijano) que é apresentado como primo da noiva. A atitude da noiva desperta desconfiança na futura sogra, que faz de tudo para acabar com o enlace e que para isto pode contar com o apoio de Canção (Marco Antônio Pâmio) e Gaspar (Rogério Brito, que juntos conseguem revelar as verdadeiras intenções da noiva.
2 Aspectos pedagógicos
É usada uma linguagem típica da região nordestina como: “mainha”, “voinha”. Faz-se presente a figura da igreja católica, na pessoa do Frei Roque (Abraão Farc), deixando em evidência a grande influência do catolicismo no nordeste brasileiro. No dia-a-dia é possível encontrar pessoas que migraram do nordeste para o sudeste e que os costumes e forma de falar é muito presente.
3 Mensagem do teatro
Nunca subestime a inteligência e conhecimento de ninguém. Por mais que você se ache esperto, sempre haverá alguém mais esperto que você.
4 Opinião do aluno
Recomendo a peça “O casamento suspeitoso”. É uma comédia gostosa de assistir, porém achei a classificação etária de 14 anos baixa, devido a personagens travestidos, cenas de pancadaria, sátira a igreja católica e a justiça, principalmente a movimentos em cena que se remetem ao