Oscar niemeyer
Sua juventude passou sem preocupações e na boêmia, frequentando lugares famosos na época como a Lapa, o clube Fluminense e o Café Lamas. Com 21 anos casou-se com Annita Baldo e concluiu o ensino secundário. Com a responsabilidade do casamento ele começa trabalhar na oficina de Tipografia de sua pai, também ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, onde em 1934 formou-se em Arquitetura e Engenharia.
Seguindo seu ideais, foi trabalhar, mesmo sem remuneração, no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão, a parceira fugia dos conceitos de arquitetura comercial, o que eles pretendiam era cronstruir uma cidade utópica, onde o urbanismos tivesse Sol, luz e ar “com a transparencia de um cristal e a lógica da equação” (Goerdeler, 2000)
Também trabalhou com um arquiteto suíço muito conceituado, Le Corbusier, juntos entregaram em 1936 o revolucionário desenho do edifício dos Ministérios da Saúde e da Educação Brasileiros. Entre outros edifícios desenhados por Niemeyer estão a Igreja de São Francisco, seu desenho é tão radical que sua consagração foi atrasada até 1959, embora a igreja estivesse terminada em 1943
No projeto da capela Niemeyer faz novos experimentos com concreto armado, criando uma abóboda parabólica, antes só utilizada em hangares.
Em 1947 foi feito um comitê entre 50 arquitetos para decidir de quem seria o projeto da sede da ONO em Nova Iorque, Niemeyer ficou com o projeto.
No começo da década de 50 iniciou-se a cosntrução das diversas obras no parque do Ibirapuera. O auditório do Ibirapuera possui 7.000 metros² e é destinado para apresentações musicais. Sendo composto de um bloco único, o interessante é