O capitalismo
Este trabalho aborda a importância da disciplina de Metodologia Científica como ferramenta fundamental na iniciação científica e no desenvolvimento de produções científicas pelos alunos que ingressam nas universidades e ao longo do curso são estimulados a desenvolver trabalhos científicos como parte dos requisitos de avaliação.
Diante do exposto, ainda percebe-se as dificuldades dos alunos e mesmos daqueles do curso de graduação em atender as exigências advindas da metodologia científica, faltando-lhes ferramentas capazes de promover medidas que os ajudem a solucioná-las. Essa falta de habilidade causa ansiedade entre os alunos, levando-os muitas vezes a desistência do curso.
Objetiva-se com este estudo comprovar que a disciplina Metodologia Científica é prática e apresenta instrumentos necessários para a realização de trabalho de pesquisa, buscando a construção do conhecimento dos acadêmicos de forma a favorecer-lhes uma leitura e escrita mais eficientes, através da pesquisa e redação com embasamento científico elaborados segundo normas científicas vigentes.
Segundo Oliveira (1999), a Ciência num determinado período da história acabou sendo mitificada, principalmente a partir do séc.XVIII, e hoje ela é entendida como sendo qualquer assunto que possa ser estudado pelo homem, pela utilização do Método Científico e de outras regras especiais de pensamento.
O autor destaca ainda que [...] a Metodologia estuda os meios ou métodos de investigação do pensamento concreto e do pensamento verdadeiro, e procura estabelecer a diferença entre o que é verdadeiro e o que não é, entre o que é real e o que é ficção.
Para Gil (2002, p.17), o desenvolvimento de produções científicas só se dá de maneira efetiva “[...] mediante o concurso dos