Processo de exportação e importação
Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Pode ser caracterizada como 'direta' e 'indireta'. A exportação direta ocorre quando a própria empresa faz a exportação, sem a utilização de intermediários no processo de introdução do produto no mercado-alvo, mas exige que a empresa possua conhecimento relativo ao imenso processo de exportação, em toda a sua linha de expansão.
A exportação indireta trata-se de uma alternativa disponível para empresas que desejam iniciar seu processo de internacionalização, porém não possuem experiência suficiente para fazê-lo de forma independente, contratando terceiros para execução do serviço.
Para empresas brasileiras exportar seus produtos, como passo inicial, deve analisar as estatísticas brasileiras de exportação, de livre acesso, e verificar se o produto que ela fabrica ou comercializa é exportado, por quais empresas, para que países, quais os preços médios e em que montante. Detectada a viabilidade de exportação do produto, buscar oportunidades comerciais em bancos de dados como Trade Point e Dialog, assim como junto a entidades como SECEX, consulados, câmaras de comércio, Itamaraty, SEBRAE-SP, APEX, além de participar de feiras no Brasil e no exterior, e integrar missões comerciais ao exterior. Paralelamente, tentar obter estatísticas de importação de seu produto em países para os quais desejam exportar, inclusive com nomes dos importadores. Após identificados os potenciais clientes importadores e tendo o preço de exportação de seu produto já definido, enviar-lhes sua proposta de exportação, preferencialmente através do formulário utilizado no mercado internacional, denominado Proforma Invoice, cujo modelo deve ser livremente criado pela própria empresa, conforme as características dos seus produtos. A partir desse momento, a empresa deve aguardar as possíveis manifestações de interesse e estar preparada para eventuais negociações com o