O capitalismo e a construção do espaço geográfico
Segundo Lúcia Marina Alves de Almeida e Tércio Barbosa Rigolin em Geografia Série Novo Ensino Médio 2003, Capítulo 33:
O espaço geográfico começou a ser modificado quando o homem começou a produzir,ou seja, a extrair da natureza os elementos indispensáveis à manutenção da vida.Mas foi o modo de produção capitalista que determinou as mais profundas modificações nesse espaço.
O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI e se expandiu para outros lugares do mundo (Ásia,África,América), que estavam sendo incorporados à economia mundial. Seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as nações ao longo do tempo.
Para entender melhor a evolução do capitalismo vamos considerar três fases principais nesse processo :1ªfase: Capitalismo comercial ou pré-capitalismo.2ª fase: Capitalismo industrial. 3ª fase: Capitalismo financeiro ou monopolista.
O Capitalismo Comercial
Foi o período das Grandes Navegações ou Descobrimentos, quando novas terras – principalmente do continente americano ou Novo Mundo – passaram a fazer parte do mundo até então conhecido: o Velho Mundo. Nessa época países da Europa ocidental (Portugal, Espanha, França e Holanda) obtiveram grandes conquistas territoriais no Novo Mundo, e fizeram de seus territórios recém conquistados suas colônias.
As regras de relações entre metrópoles e colônias foram estabelecidas pelo Pacto Colonial, segundo o qual a colônia só podia manter relações comerciais com a metrópole.Surgiu assim a primeira divisão internacional de trabalho (DIT) caracterizada pelo envio de matérias-primas das colônias para as metrópoles e dos produtos manufaturados das metrópoles para as colônias
O Capitalismo Industrial
Essa fase se estende do século XII ao XX ,marcado pela Primeira e Segunda Revolução Industrial, e pela partilha da Ásia e da África entre as potências colonialistas