espacogeografico
As sociedades humanas desenvolvem, durante sua história, modos próprios de vida. Estes decorreram da combinação de formas de subsistência material com culturas diversas -, de diferentes métodos de organização social e política e de tipos de ocupação do espaço geográfico. Não é possível pensar em sociedade separada do espaço que ocupa.
O QUE É ESPAÇO GEOGRÁFICO?
SEGUNDO O GEÓGRAFO
MILTON
SANTOS,
O
ESPAÇO GEOGRÁFICO É
DEFINIDO
POR
DOIS
COMPONENTES: DE UM
LADO, O CONJUNTO DE
OBJETOS NATURAIS E
DE
OBJETOS
RESULTANTES DA AÇÃO
DO HOMEM, DE OUTRO,
O
CONJUNTO
DAS
RELAÇÕES QUE DEFINEM
A SOCIEDADE.
O espaço geográfico é apropriado de diferentes formas por diferentes povos em diferentes momentos históricos. Além dos fatores naturais, a ocupação e utilização de um espaço dependem também da construção ideológica de sua sociedade e do momento histórico de determinada sociedade. A questão tecnológica é também outro fator para que possamos entender esse processo, pois determina ou possibilita diferentes formas de se apropriar, ocupar, manter e transformar esse espaço.
O espaço geográfico é uma construção social
A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade. Em cada fração da superfície da Terra, o caminho que vai de uma situação a outra se dá de maneira particular e a parte do
"natural"
e do "artificial" também varia, assim como mudam as modalidades de seu arranjo. RESUMO
O
espaço geográfico é produzido pelas sociedades; O espaço geográfico substitui o espaço natural;
Quanto maior o desenvolvimento técnico menor o espaço natural.
O ESPAÇO GEOGRÁFICO ANTES DO
CAPITALISMO
Podemos considerar o espaço geográfico antes do capitalismo como: Parcialmente isolado;
Formado por poucos objetos artificiais;