artigo bernardo
ESPAÇO E TERRITÓRIO COMO CATEGORIAS ESSENCIAIS
Bernardo Mançano Fernandes
Universidade Estadual Paulista – UNESP bernardo@pesquisador.cnpq.br Introdução
Este artigo foi elaborado para apresentação na mesa redonda ‘O campo da
Educação do Campo’ durante o I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do
Campo, que aconteceu em Brasília, de 19 a 22 de setembro de 2005. Este evento foi uma realização conjunta do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária do
Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Coordenação Geral de Educação do
Campo do Ministério da Educação.
Desde 1996, quando iniciamos as primeiras reflexões a respeito dos territórios camponeses e da Educação do Campo, estamos pesquisando essas realidades para uma elaboração teórica que contribua com o seu desenvolvimento. Neste artigo retomamos o conceito de Educação do Campo e aprofundamos nossas análises a respeito dos conceitos de espaço e território para compreender a Educação e o Campo como territórios materiais e imateriais. Por essa razão, a parte referente às categorias de espaço e território foi a mais ampliada, porque neste ensaio teórico, elas são a base da estrutura de nosso pensamento.
Também discutimos os paradigmas atuais para a compreensão dos diferentes modelos de desenvolvimento do campo brasileiro. Eles são pontos de partida para a
Pesquisa em Educação do Campo. O desconhecimento desses paradigmas tem prejudicado a qualidade das pesquisas, que se perdem nas análises incoerentes por falta de maior atenção aos conteúdos dos referenciais teóricos.
Acreditamos que esse artigo possa contribuir com os pesquisadores da
Educação do Campo, considerando a juventude do tema e o futuro por construir. Para os cientistas o desafio é um companheiro que não o abandona nunca, sendo ao mesmo tempo obstáculo e superação na compreensão das realidades do campo brasileiro.
Aqui o leitor encontrará idéias emergentes e será um enorme prazer debate-las para afirmar ou