O capital Marx Fichamento
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Disciplina: Introdução aos Estudos Históricos
MARX, Karl H. “A Chamada Acumulação Primitiva” In. O Capital. Livro 1 . Vol2. Cap 24
829
Havia há muito tempo dois tipos de espécie de gente: uma inteligente e econômica e outra q era constituída de pessoas vadias, trapalhões e gastavam mais do que tinham. A teologia nos prega que o homem teria que conseguir o que queria através do suor de seu trabalho, porém a lenda econômica nos diz que uma elite foi acumulando riquezas enquanto a população “vadia” não e por isso ela tem que vender sua força para trabalhar pros outros.
830
O sistema capitalista é a retirada dos meios de produção do trabalhador, ou seja, ele não é mais o dono das ferramentas necessárias para a produção, isto é o que se chama de acumulação primitiva. “A estrutura econômica da sociedade capitalista nasceu da estrutura econômica da sociedade feudal.”
831
A produção capitalista se desenvolveu mais cedo na Itália, consequentemente aconteceu mais cedo à dissolução das relações de servidão. O servo italiano foi emancipado, porém sem nenhum direito a terra.
832
Os camponeses eram assalariados da agricultura quando usavam seu tempo de lazer para trabalhar para os grandes proprietários. Mas estes camponeses eram ao mesmo tempo lavradores independentes, pois além do salario recebiam habitação e uma área de 4 acres para lavrar. Na Itália o movimento populacional é invertido, pois a população é expulsa para os campos o que faz a agricultura se desenvolver.
833
A revolução que criou a base do modo capitalista de produção ocorreu no final do século XV e as primeiras décadas do século XVI com a dissolução das vassalagens feudais, então são lançadas no mercado de trabalho uma grande massa de proletários que eram indivíduos sem direitos.
834
Por volta de 1489 as lavouras foram sendo transformadas em pastos para a