Engenharia
Campus Iporá
Curso Técnico em Agropecuária
Disciplina: Construções Rurais
Prof. Renato Lara de Assis
ENSAIO DE PROCTOR – ENSAIO DE COMPACTAÇÃO
Ensaio de Proctor – Ensaio de Compactação
A compactação de um solo em laboratório tem a finalidade de determinar a curva de variação da densidade do solo em função da umidade, para uma dada energia de compactação. MATERIAL
Cilindro e soquete de compactação; balança com capacidade de 10 kg; bandejas metálicas; extrator de amostras; cápsulas de alumínio; peneiras de aberturas 4,76 mm; balança com capacidade de 1 kg e estufa.
MÉTODO
A densidade do solo máxima e a umidade ótima de compactação são determinadas pelo ensaio de Proctor normal (Nogueira, 1995).
1. Secar a amostra ao ar, caso seja necessário.
2. Colocar 5 kg da amostra de solo numa bandeja metálica a qual foi previamente passada na peneira de 4,76mm.
3. Determinar a umidade da amostra.
4. Pulverizar uma pequena quantidade de água e homogeneiza-la.
5. Colocar o solo solto no cilindro até uma altura tal que, o solo após compactado, tenha uma altura igual a 1/3 da altura do cilindro.
O ensaio consiste em compactar uma amostra de solo dentro de um cilindro, com um volume aproximado de 1000 cm3, em três camadas sucessivas, com a aplicação de 25 golpes com um soquete com peso de 2,5 kg a uma altura de queda de 30 cm. Desta forma tem-se uma energia de compactação de 6 kg cm cm-3.
2
6. Com o soquete aplicar 25 golpes tendo o cuidado de distribuir os golpes por toda a área do solo dentro do cilindro.
7. Repetir os itens 5 e 6 mais duas vezes. Observe que o número de camadas usadas neste ensaio é igual a 3. Antes de iniciar a compactação da segunda camada deverá ser feita uma escarificação no topo da camada compactada, de forma a permitir um entrosamento maior entre o solo das duas camadas.
8. Terminada a operação de compactação, retirar cuidadosamente o colar. Cuidar para