O Capital Humano das Organizações
“ Recursos Humanos – O Capital Humano das Organizações ”, S. Paulo, Editora Atlas, S.A, Chiavenato, I. , (2004)
Indicadores de Sucesso Organizacional
Os objectivos de uma organização, que determinam as espécies de bens ou serviços que ela produz e oferece ao ambiente, são sujeitos a dificuldades de avaliação. Quando o objectivo requer um produto identificável e mensurável, reavaliações e reajustamentos, os objectivos podem ser rapidamente efectuados. Mas quando se tornam intangiveis e os produtos, dificeis de medir, torna-se dificil determinar a aceitabilidade do produto. Racionalidade das Organizações
A racionalidade é o imperativo de todas as atividades administrativas de uma organização e é o que leva a uma infinidade de comportamentos diferentes para alcançar diferentes objectivos. Assim esta significa a adequação dos meios utilizados aos objectivos que se pretende atingir.
Na racionalidade organizacional toda a organização se comporta de acordo com a sua racionalidade, estando ligada aos metodos, meios e processos que esta acredita serem capazes de proporcionar o alcance dos seus objectivos.
Eficácia vs Eficiência
Eficácia pode ser definida como uma medida normativa do alcance de resultados, enquanto a eficiência é uma medida da utilização dos recursos nesses processos. A eficiência é a relação entre custos e beneficios. Assim esta, está voltada para a melhor maneira que as coisas devem ser efectuadas, a fim de aplicar os recursos da melhor maneira.
Niveis Organizacionais
Existem três niveis organizacionais:
- Nivel Institucional que corresponde ao nivel mais elevado, composto por diretores, proprietários, e altos executivos. É considerado estratégico pois é onde as decisões são tomadas e onde são estabelecidos os objectivos. Este nivel mantém uma interface com o ambiente.
- Nivel Intermediário que corresponde ao nivel intermedio, considerado nivel tático, constituido pela média administração, é este nivel que amortece os