mitocondrias
AS MITOCONDRIAS SÃO ORGANELAS PRESENTES EM TODAS AS CÉLULAS EUCARIONTES PODENDO TER FORMA E TAMANHOS VARIADOS , POSSUEM GRANDE MOBILIDADE, LOCALIZANDO-SE EM LUGARES ONDE HÁ MAIOR NECESSIDADE DE ENERGIA, POIS SUA PRINCIPAL FUNÇÃO É A PRODUÇÃO DE ATP(ADENOSINA TRIFOSFATO- NUCLEOTIDEO RESP. PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA EM SUAS LIG QUIMICAS)
DIVISÃO
A MITOCONDRIA É DIVIDIDA EM DUAS CAMADAS UMA EXTERNA QUE É ALTAMENTE PERMEÁVEL QUE POSSUEM PROTEÍNAS FORMADORAS DE POROS QUE PERMEITEM O TRÂNSITO LIVRE DE MOLÉCULAS ,E UMA CAMADA INTERNA, ALTAMENTE ESPECIALIZADA E MAIS FINA QUE SE DOBRA FORMANDO PREGAS CHAMADAS CRISTAS.
MATRIZ
A MATRIZ CONTÉM UMA MISTURA ALTAMENTE CONCENTRADA DE CENTENAS DE ENZIMAS. A MATRIZ CONTÉM TAMBEM VARIAS CÓPIAS DE DNA MITOCONDRIAL, RIBOSSOMOS MITOCONDRIAIS ESSENCIAIS , RNA E VÁRIAS ENZIMAS REQUERIDAS PARA EXPRESSÃO DE GENS MITOCONDRIAIS. NO INTERIOR DAS MITOCNDRIAS ENCONTRAMOS UMA SUBSTANCIA FINAMENTE GRANULOSA ELETRON-DENSA CHAMADA MATRIZ É COMUM ONSERVAR NO SEIO DA MATRIZ GRÂNULOS ELETRON-DENSOS (GRÂNULOS-DENSOS) NO SEIO DA MATRIZ
MEMBRANA INTERNA
É RICA EM ENZIMAS, FUNCIONALMENTE MUITO ATIVA E SELECONA DE MODO EFICIENTE AS MOLECULAS E ÍONS QUE A ATRAVESSAM FACILITANDO A PENETRAÇÃO DE CERTAS SUBSTANCIAS E IMPEDINDO A PENETRAÇÃO DE OUTRAS. É DOBRADA EM NUMEROSAS CRISTAS ELA CONTEM PROTEINAS COM 3 TIPOS DE FUNÇÕES , AQUELAS QUE CONDUZEM AS REAÇÕES DE OXIDAÇÕES DA CADEIA RESPIRATÓRIA, A ATP SINTETASE QUE PRODUZ ATP NA MATRIZ. E AS PROTEÍNAS TRANSPORTADORAS ESPECIFICAS QUE REGULAM A PASSAGEM PARA DENTRO E FORA DA MATRIZ. A MEMBRANA INTERNA TEM MUITA SEMELHANÇA COM A MEMBRANA DAS BACTÉRIAS E COMO ESTAS CONTEM O SISTEMA DE TRANSFERENCIA DE ENERGIA.
CORPUSCULOS ELEMENTARES – FAZEM PARTE DA M INTERNA E CONTEM COMPLEXO PROTEÍCO COM ATIVIDADE DE ATP –SINTETASE
MEMBRANA EXTERNA
É LISA E MUITO PERMEÁVEL A DIVERSOS TIPOS DE MOLECULAS COM PESOS ABAIXO DE 5MIL DALTONS ESSA