O capital como relação social.
PROCESSO DE TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL Maria Guimarães da Silva
O texto fala do contexto social que o profissional do Assistente Social está inserido voltado para questões sociais oriundas da sociedade capitalista bem como seu papel investigativo frente essas mudanças, buscando sempre instrumentos adequados ao seu trabalho.
É necessário que o profissional faça leitura crítica dos diversos espaços sócio-ocupacionais que ele ocupa buscando sempre a cidadania.
Sendo considerada uma profissão na área de Ciências Aplicadas pautada em valores e princípios éticos, o trabalho do assistente social será voltado para questão social, ela e suas múltiplas expressões. Sua ação interventiva inclui a criança, o adolescente, o idoso, a violência contra a mulher e toda e qualquer espécie das expressões da questão social.
A questão social é entendida de forma coletiva, vinda da divisão das classes que produz e reproduz muitas desigualdades. Logo o trabalho do assistente social será reconhecer a importância do sujeito, permitindo que este seja inserido a seu meio com dignidade.
Como especialidade profissional dentro da divisão sócio-técnica do trabalho, o Serviço Social tem como função compreender a realidade socialmente contextualizada, produzir conhecimento acerca desta realidade e ao mesmo tempo intervir para transformá-la. O conhecimento e a ação concretizam-se nas políticas sociais, no cotidiano das relações, na melhoria da qualidade de vida, na execução quanto na formulação e planejamento das políticas sociais publicas e privadas. O processo de trabalho do assistente visa à efetivação e consolidação das políticas e a transformação da questão social presente no cotidiano dos diversos espaços ocupacionais, materializando no planejamento de programas sociais e na sua execução.
Principais competências do Assistente Social no seu processo de trabalho: * Formular e executar políticas sociais em órgãos da administração pública