Fundações
1. Como podem ser classificados os diversos tipos de fundações profundas?
2. Para a Norma Brasileira NBR 6122/96, a metodologia para o estabelecimento da capacidade geotécnica de carga de uma fundação profunda é proposta segundo três critérios: enuncie-os, definindo e citando para cada um o(s) mais usual(is), também como é (são) efetuado(s) e explicando quais os fatores de segurança para cada método, se definido pelo autor, ou se não, como recomenda a NORMA.
Condição Fator de segurança
Capacidade de carga de fundações superficiais 3,0
Capacidade de carga de estacas ou tubulões sem prova de carga 2,0
Capacidade de carga de estacas ou tubulões com prova de carga 1,6
3. O que se define como recalque negativo ou atrito negativo de uma fundação profunda? Dê exemplos de casos onde ele pode ocorrer.
4. Defina nega de um elemento estrutural de fundação profunda do tipo pré-moldada, diferencie-a do repique. Para que serve a nega? Como ela é determinada? Dê exemplos numéricos da nega.
5. Quais são as metodologias de prova de carga estática para as fundações profundas? Diferencie-as.
6. Quais são os controles de campo que devem ser efetuados quando se procede à execução de fundações profundas via cravação dinâmica? Explique cada um deles e o porquê dos mesmos.
7. Como influencia o nível d'água no estabelecimento da capacidade geotécnica de carga de uma fundação profunda? O nível de água do sub-solo influencia na escolha do tipo de fundação profunda?
8. Quanto à escolha de um tipo de fundação profunda, se numa área urbana ou rural, é influenciada por quais aspectos? Explique-os.
9. Explique o que se define como efeito de grupo de fundações profundas.
10. O que se entende por métodos dinâmicos de previsão de capacidade de carga de fundações profundas? Quais são os dois métodos? Explique-os.
11. O que é o método da equação de onda ou ensaio de carregamento dinâmico (ou
30 PDA – Pile driving analyser)? Quais os equipamentos empregados